7 alimentos que ajudam na depressão e te deixam mais feliz

28 de abril de 2017 01:570 comentários

A alimentação tem muito poder sobre o corpo e também sobre o estado de espírito. Um estado mais grave do que a tristeza é a depressão, uma doença psicológica que apresenta sintomas como tristeza profunda, crises de choro muitas vezes sem nenhuma razão aparente, perda de interesse por atividades que antes davam prazer, cansaço excessivo, ansiedade e irritabilidade, pessimismo, dificuldade de concentração, alterações de peso e desejo excessivo por alimentos processados e não saudáveis, queda da libido, dores de cabeça e no corpo e, em casos muito graves, pensamentos suicidadas, revela o médico Juliano Pimentel, autor do livro “Viva Melhor Sem Glúten”.

O especialista revela que existe tratamento para a depressão e que quem está sofrendo do problema deve procurar ajuda especializada o mais rápido possível. Aliado ao tratamento especializado, a alimentação pode ser uma grande aliada no combate à depressão. Juliano ressalta que alguns carboidratos e alimentos ricos em açúcar podem levar o corpo à diminuir o humor. Ele listou uma série de alimentos saudáveis que trazem mais felicidade.

Confira :

1. Abacate, pois ajuda a balancear os hormônios, fazendo o cérebro produzir os químicos que proporcionam bem-estar.

2. Óleo de coco é capaz de dar mais energia e aumentar a resistência, pois os triglicerídeos presentes no óleo se transformam em cetonas, que atuam como uma fonte de energia alternativa para o cérebro. Além disso, o aroma de coco é extremamente calmante e capaz de desestressar.

3. Uvas são cheias de antioxidantes, capazes de afetar positivamente o humor.

4. Cogumelos Shitake possuem vitamina B6, que ajuda a melhorar o humor e a sensação de bem-estar por atuar na produção de serotonina (o hormônio da felicidade).

5. Nozes possuem proteínas vegetais de alta qualidade, fibras, minerais e as necessárias serotoninas, além de terem antioxidantes e gorduras saudáveis. O selênio, presente na castanha-do-Pará, ajuda a melhorar o humor.

6. Salmão possui o dobro da dose recomendada de vitamina B12, que atua no combate à depressão. Os ácidos graxos presentes no peixe também atuam na sensação de bem-estar.

7. Morangos, pois são ricos em vitaminas A e C, manganês e nutrientes, ajudando a turbinar a sensação de bem-estar.

 

 

Deixe um comentário


Pular para a barra de ferramentas